quinta-feira, 7 de abril de 2016

Hidrocarbonetos



ETEC ALBERTO SANTOS DUMONT


ANA CARDOSO
FRANCIELE FERRERA
LARISSA OLIVEIRA
TAÍS OLIVEIRA


HIDROCARBONETOS





HIDROCARBONETOS 

Os hidrocarbonetos ou carbonetos de hidrogênio são composto orgânicos, em grande parte, insolúveis em água, formados exclusivamente por átomos de
carbono (C) e de hidrogênio (H) com fórmula geral: CxHy.
Assim, a cadeia principal é formada de carbono e, por sua vez, os átomos de hidrogênio se ligam por meio de ligação covalente. Os hidrocarbonetos são compostos muito utilizados na indústria química, sendo essenciais na produção dos derivados do petróleo: combustíveis, polímeros, parafinas, dentre outros.
Classificação dos Hidrocarbonetos
Quanto à forma da cadeia carbônica principal, os hidrocarbonetos são classificados em:
Alifáticos
Formados por cadeias carbônicas abertas ou acíclicas as quais possuem carbonos terminais. Exemplos de hidrocarbonetos alifáticos: alcano, alceno, alcino, alcadieno.
Cíclicos
Formados por cadeia carbônica fechada ou cíclica as quais não possuem carbonos terminais. Exemplos de hidrocarbonetos cíclicos: ciclano, cicleno, ciclino e aromáticos (anel benzênico).
Outra classificação dos hidrocarbonetos reside nas ligações das cadeias carbônicas, sejam elas simples, duplas ou triplas:
Hidrocarbonetos Saturados
Formados por ligações simples, por exemplo, os alcanos e os ciclanos.
Hidrocarbonetos Insaturados
Formados por ligações duplas ou triplas, por exemplo, os alcenos, os alcinos, os alcadienos.
Nomenclatura: prefixo + indicativo de ligação + O (terminação de hidrocarbonetos).

Prefixos: observe abaixo a tabela de prefixos que servirá para determinar a nomenclatura de todos os compostos orgânicos. 




Nº de carbonos
1
2
3
4
5
Prefixo
MET
ET
PROP
BUT
PENT
Nº de carbonos
6
7
8
9
10
Prefixo
HEX
HEPT
OCT
NON
DEC
Nº de carbonos
11
12
13
14
15
Prefixo
UNDEC
DODEC
TRIDEC
TETRADEC
PENTADEC
Nº de carbonos
16
20
21
22
23
Prefixo
HEXADEC
EICOS
HENEICOS
DOCOS
TRICOS
Nº de carbonos
24
25
30
31
32
Prefixo
TETRACOS
PENTACOS
TRIACONT
HENTRIACONT
DOTRIACONT
Nº de carbonos
33
34
40
41
50
Prefixo
TRITRIACONT
TETRATRIACONT
TETRACONT
HENTETRACONT
PENTACONT
Nº de carbonos
90
100
101
132

Prefixo
NONACONT
HECT
HEN-HECT
DOTRICONTA-HECT

Nomenclatura:

Alcanos: apenas ligações simples

Os alcanos são considerados hidrocarbonetos de cadeia aberta.

Fórmula Geral: 

A nomenclatura dos alcanos é denominada com o uso do prefixo correspondente ao número de átomos de carbono, seguindo do sufixo ano, que apresenta simples ligações entre os átomos de carbono:


O metano (CH4) é considerado o hidrocarboneto mais simples de todos. É encontrado no gás natural, nas minas de carvão onde acontece a mistura com o oxigênio do ar, formando o gás grisu. Formam-se também nos pântanos devido à fermentação anaeróbica da celulose. 


Ciclanos: cadeia fechada saturada

Ciclanos (cicloalcanos) são os hidrocarbonetos que fazem parte da cadeia fechada, saturados e apresentam apenas ligações simples entre os átomos de carbono.

Fórmula geral: 

A nomenclatura continua com a mesma regra, basta apenas adicionar a palavra ciclo antes do nome do alcano correspondente.





Hidrocarbonetos Alcanos

O que é esse composto?
Os alcanos, também chamados hidrocarbonetos parafínicos ou parafinas, são compostos constituídos exclusivamente por carbono e hidrogênio e forma uma série homóloga de fórmula geral CnH2n +2, cujo primeiro membro é o metano (CH4).
A estrutura física dos alcanos é de cadeia carbônica acíclica (alifática), saturada e homogênea, ou seja, cadeia aberta que apresentam simples ligações entre átomos de carbono.
Os compostos de cadeia aberta como o alcano foram denominados alifáticos no sentido de lembrar a sua natureza gordurosa.
Onde podemos encontrar os alcanos?
Os alcanos estão na natureza, de onde podemos extraí-los e purificá-los. Existem principalmente no petróleo, no gás natural, no xisto betuminoso (camada de rocha sedimentar) e na cera mineral.
Os alcanos são todos apolares. Desse modo, são insolúves em solventes fortemente polarizados, como a água, porém são solúveis em solventes apolares, como o benzeno, e em solvetes fracamente polarizados, como o àlcool.
Não são muito reativos porque a ligação entre C – H e C – C são mutio estáveis e difíceis de serem quebradas. São mais utilizados para a queima, por isso, são usados como combustíveis, para o forneciemento de energia.
Os alcanos são também chamados parafinas, devido ao fato de serem pouco reativos, ou seja, por apresentarem pouca afinidade com outros compostos (parum affinis = pouco afim). Assim sendo podemos dizer que são bastante estáveis, por isso só reagem com reagentes energéticos em condições energéticas.
Para que servem os alcanos?
Eles são utilizados, dentre outras coisas, como matéria-prima para a preparação de muitos compostos na indústria petroquímica e também como combustível.
Os alcanos de até quatro carbonos são gases a temperatura ambiente (25°C). De cinco a dezessete carbonos são líquidos e os demais, sólidos.
Observe o número de carbonos, o estado físico e a substância:

Composto N° de Carbono Estado físico (25°C) Produto
Metano       1                          gasoso                    Gás natural
Propano      3                          gasoso                     GLP
Butano        4                          gasoso                     GLP
Octano        8                           líquido                    Gasolina
Decano       10                         líquido                     Querosene
Tricosano    30                        sólido                       Piche (asfalto)
Nomenclatura
Para dar nome aos alcanos, assim como os demais compostos orgânicos, devemos seguir as regras estabelecidas pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC).
Prefixo + Parte Central + Terminação
Prefixos: Indica o número de carbonos na cadeia. São de origem grega ou latina.

1C – met
2C – et
3C – prop
4C – but
5C – pent
6C – hex
7C – hept
8C – oct
9C – non
10C – dec
11C – undec
12C – dodec
20C - eicos
30C – tricos


Estes prefixos servem também para as demais funções orgânicas.
Parte Central: Indica o tipo de ligação química entre carbonos. Para os alcanos, usamos an.
an = ligação simples
en = ligação dupla
in = ligação tripla
Terminação ou Sufixo: Indica a função química. Como a função é hidrocarboneto, usamos a letra o.

Hidrocarboneto Ciclano
O que é esse composto?
Também conhecidos como cicloalcanos ou cicloparafinas, os ciclanos são hidrocarbonetos cíclicos que contêm apenas ligações simples em sua cadeia carbônica, representados pela fórmula geral CnH2n.
De acordo com as regras da IUPAC, a nomenclatura dos ciclanos é precedida pela palavra ciclo, que indica a presença de cadeia fechada, com a terminação ano, que representa a saturação.
Os ciclanos apresentam propriedades químicas e físicas (densidade, pontos de fusão e de ebulição), muito semelhantes aos alcanos, devido à saturação da cadeia, e também próximas aos alcenos, uma vez que possuem a mesma fórmula geral (compostos isômeros).
Tais propriedades podem ser explicadas por meio da teoria das tensões nos anéis, proposta pelo químico alemão Adolf Von Baeyer, que afirma que nos ciclanos, as valências são entortadas ou flexionadas para fechar a estrutura, criado uma tensão que torna o anel instável, ou seja, mais fácil de ser rompido. Desta forma, os ciclos de 3 e 4 carbonos quebram mais facilmente, dando origem a reações de adição, ao passo que os anéis de 5 e 6 carbonos são mais resistentes à ruptura e participam, principalmente, de reação de substituição.
Onde encontramos? E para quê serve?
Os ciclanos estão comumente presentes em nosso cotidiano, sendo encontrado em diferentes quantidades na composição do petróleo (na indústria petroquímica, recebem o nome de hidrocarbonetos naftênicos). Veja alguns exemplos de ciclanos e suas aplicações:
    Ciclopropano (C3H6) – muito aplicado à Medicina em anestesias gerais por inalação.
    Ciclopentanto (C5H10) – importante agente anestésico, assim como o ciclopropano.
    Cicloexano – utilizado na fabricação de tecido sintético (náilon) e como removedor e solvente de vernizes e tintas.

http://www.etelg.com.br/paginaete/downloads/ensinomedio/qu%C3%ADmica_org%C3%A2nica.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário