quinta-feira, 12 de maio de 2016

Haletos de Acila


O que é?
Em química orgânica haletos de acila (também conhecidos como haletos ácidos e haletos de acilo) são compostos orgânicos que derivam dos ácidos carboxílicos pela substituição do grupo hidroxila por um halogênio. O composto contém um grupo funcional, a qual consiste de um grupo carbonilo ligado ao átomo de halogênio. Em geral, todos os haletos de acila têm pontos de ebulição muito baixos. Os cloretos de ácidos mais simples são líquidos de cheiro forte e irritante, tóxicos, insolúveis e mais densos que a água.

Usos

Os haletos de acilo são comumente achados somente em laboratórios, mas podemos achar em algumas substâncias como:
Gás Lacrimogênio Começou a ser utilizado na Primeira Guerra Mundial e ainda hoje é usado para dispersar aglomerações em manifestações de rua. Essa substância apresenta baixa toxicidade, mas é um poderoso agente lacrimogênio.
Haletos de acilo são lacrimogênio porque eles podem reagir com a água na superfície do olho e ocasionar a produção de hydrohalic e acidos orgânicos irritantes para o olho. Problemas similares podem resultar se inala vapores haletos de acilo. Em geral, os haletos de acilo (até mesmo compostos não voláteis, tais como o cloreto de tosilo) são irritantes para os olhos, pele e membranas mucosas.

Características físicas

Em geral, todos os haletos de acila têm pontos de ebulição muito baixos. Os mais simples são líquidos de cheiro forte e irritante, tóxicos, insolúveis e mais densos que a atuaL

Nomenclatura

Em sua nomenclatura, o nome do ânion correspondente ao haleto seguido da preposição de e do nome do ácido de origem com a terminação ila ou ilo. O grupo hidroxila de um ácido sulfônico pode também ser substituído por um halogênio para produzir o correspondente haleto de sulfonilo. Em termos práticos este é quase sempre cloro para produzir um cloreto de sulfonilo.





Cloreto de acetila


Fontes de pesquisa.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário